.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
*No Brasil, 1/3 da população adulta fuma
*Mais comum das dependências
*50% dos fumantes morrerão em função do cigarro
4.000.000 de mortes/ano
*Um litro de leite materno pode conter até 1 mg de nicotina
*Redução de fumantes em países do primeiro mundo
.
O cigarro tem muito mais do que nicotina e alcatrão.
A cada tragada o fumante ingere um coquetel
de substâncias químicas que fazem mal
e que os fabricantes não mostram.
Veja abaixo algumas das substâncias que o cigarro
Fique esperto!
O cigarro é droga, causa dependência e mata.
Amônia e seus derivados - uréia, nitrato de amônio e outros - são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza, por exemplo, produto de limpeza de banheiro. Outro produto derivado da amônia é o ácido nítrico. A amônia é usada pelos fabricantes para aumentar a absorção da nicotina.
Pólvora -Esplosivo que provoca tosse, falta de ar e até câncer, a pólvora é adicionada ao cigarro para facilitar a queima.
Acetato de Chumbo - Na Roma Antiga, devido à escassez de adoçantes além do mel, muitos ferviam suco de uva em potes de chumbo para a produção de um xarope de açúcar chamado sapa. Este era usado para adoçar o vinho e frutas. Existe a suspeita de que seu consumo excessivo tenha causado intoxicação, provocando insanidade e morte em várias figuras do Império Romano. Como qualquer composto de chumbo, o acetato de chumbo é altamente tóxico. Se inalado ou ingerido atrapalha o crescimento, causa dor de cabeça e pode gerar câncer.
Formol - O formol é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor. Carcinogenicidade (avaliação do potencial cancerígeno): Em quatro instituições internacionais de pesquisa foi comprovado o potencial carcinogênico do formaldeido.Em 1995, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classificou este composto como sendo carcinogênico para humanos (Grupo 1, julho 2004), tumorogênico, teratogênico por produzir efeitos na reprodução para humanos. Em estudos experimentais, demonstraram ser também para algumas espécies de animais.Agência de Proteção Ambiental (EPA), dos EUA: “O composto foi avaliado pelo grupo de avaliação de carcinogenicidade da ACGIH e foi considerado suspeito de causar câncer em humanos “.Associação de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA), dos EUA: considera que o agente é suspeito de causar câncer para humanos.O Programa Nacional de Toxicologia dos EUA (Fourth Annual Report on Carcinogens) de 1984 considerou que o formaldeído é um agente cancerígeno nas seguintes doses para ratos: por via oral, 1170 mg/kg/; por via dérmica 350 mg/kg e por via inalatória 15 ppm/6 horas. Usado para conservar cadáveres, provoca câncer no pulmão, problemas respiratórios e gastrointestinais.
Methoprene - Inseticida usado como antipulgas. provoca irritação na pele e lesões no aparelho respiratório.
Cádmio - É um dos metais mais tóxicos, que causa danos aos rins e ao cérebro. A toxicidade que apresenta é similar a do mercúrio. Presente em pilhas e baterias.
Acetona - É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água. A acetona é utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes. Possui emprego na indústria de explosivos como gelatinizante da pólvora sem fumaça (nitrocelulose). Causa irritação na pele, na garganta e dor de cabeça.
Naftalina - A naftalina usada antigamente como agente antitraça, é um composto de partida para o fabrico de muitos produtos químicos, como por exemplo o ácido ftálico, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados da naftalina (insecticidas, fungicidas e impregnantes para madeira).Veneno empregado para afastar baratas. O contato prolongado ataca os rins e os olhos.
Xileno - É usado como solventes e precursor de outros produtos químicos, sendo encontrados no alcatrão e no petróleo. Cancerígeno presente em tintas spray. Causa tontura, dor de cabeça e perda da consciência.
.
primeiro cigarro? 60’/30-60’/6-30’/<5’
proibidos? N/S
Você fuma mesmo quando está doente? N/S
CIGARRO E DOENÇAS
*Causa 85% dos canceres de pulmão
*Causa 30% dos demais tipos de câncer
(boca, laringe, esôfago, bexiga, colo de
útero, mama)
*Causa de 20 a 30% dos infartos
*Principal causa de morte evitável em países
industrializados
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Depoimento de João Ubaldo Ribeiro
.
.
João Ubaldo Ribeiro é escritor e jornalista. Imortal da Academia Brasileira de Letras. João é considerado o maior romancista brasileiro da atualidade, sendo autor de obras e mais obras de sucesso, tais como, Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro. Como um bom baiano, ilhéu de Itaparica, João Ubaldo é um grande contador de causos, papo para tardes inteiras. Neste depoimento à Rádio Pulmão Bom, João Ubaldo nos remete às décadas de 50 e 60 do século passado, trazendo à baila parte do simbolismo e do fascínio que o tabaco exercia sobre os meninos da época. Entretanto, o escritor e amigo não se furta de revelar-nos as conseqüências que a opção pelo ato de fumar trouxe para a sua saúde, fala de sua dificuldade em abandonar a droga nicotina e das ações em sua função respiratória provocadas pelas fumaça dos cigarros. Este depoimento foi enviado para a sua publicação na Rádio Pulmão Bom.
.
Clique e ouça
.
Com Enfisema Pulmonar, Chico Anísio quer ser cobaia das células-tronco - em entrevista para Simone Miranda, Jornal Extra, 9/07/07
Efeitos do Cigarro no Corpo
De 8 em 8 segundos morre uma pessoa devido ao tabagismo. As pesquisas indicam que as pessoas que começam a fumar na adolescência (como
ocorre em mais de 70% dos casos) e continuam fumando por duas décadas ou mais morrem 20 a 25 anos mais cedo do que aquelas que nunca
acenderam um cigarro. Não é somente o câncer de pulmão ou uma doença do coração que causa graves problemas de saúde e morte. Aqui estão
alguns dos efeitos menos divulgados do uso do fumo – da cabeça aos pés.
REPOSIÇÃO DE NICOTINA
*Goma: 2 ou 4 mg, +/- 12 ao dia, por 3 meses
*Adesivo: 21, 14 e 7
*Spray: até 30 X/dia, por 12 semanas
*Tabletes
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO
*Bupropiona: 2 semanas antes, 150 mg, 2 X /dia
*Nortriptilina: 2 semanas antes, 75 a 150 mg/dia
*Clonidina: 0,1 a 0,4 mg/dia
*Buspirona
OUTRAS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS
*Acupuntura
*Quick puffing
*Tentativas anteriores
*Situações de risco (afeto negativo e positivo)
*Estratégias de enfrentamento
*História de consumo
*“Gatilhos”
*Avaliação da motivação
Nível de dependência
4 comentários:
Eita mulher retada meu Deus!
Sylvia, não preciso tecer comentários não! Sua postagem por si só fala e fala muito!
É isso...
bjs
O Sibarita
Sylvia, sabe o que é que eu acho estranho? É que a OMS decretou o estado de pandemia por causa do H1N1 quando ainda só morreu pouco mais de uma centena de pessoas.Porque não decreta pandemia tabágica quando o tabaco mata toda essa gente que você falou? Aqui em Portugal, há algum tempo atrás, um investigador veio declarar ter encontrado vestígio de um fungicida cancerigeno utilizado no tratamento de determinada marca de tabaco.Logo essa marca baixou suas vendas. Eu acho confusa esta reacção pois TODO o tabaco é susceptivel de provocar o cancro. Também muitos fumadores compram uma bolsa para colocar o tabaco lá dentro e assim já não não os incomoda as palavras terriveis "FUMAR MATA".
Realmente não é fácil compreender a mente humana.
Seu artigo está excelente mas duvido que leve alguém a deixar de fumar.Há razões sociológicas e picológicas que condicionam a percepção da perigosidade do tabaco. Mesmo que a razão reclame a emoção fala sempre mais alto.Se o amor é cego, o fumador além de cego também é surdo...
beijo de Portugal
Pois é e mesmo assim o povo fuma, que fuma.
Estamos discutindo algo muito serio no blog e seria legal se você pudesse participar também.
Um abraco
Sylvia, ESTE SEU POST É ASSUSTADOR, EU FIQUEI ARREPIADA...
SAUDADES,
EFIGÊNIA COUTINHO
Postar um comentário