sexta-feira, 11 de julho de 2008

Descoberta a vacina contra o alcoolismo ( uma esperança)




Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco (Costa Oeste dos EUA) tornaram realidade o que provavelmente é o sonho de todas as pessoas que já tiveram um alcoólatra na família: acabar com o vício em álcool com uma única injeção. Por enquanto, o feito só aconteceu em ratos, mas o trabalho traz esperanças de que seja possível conseguir o mesmo com pacientes humanos.
A substância responsável pelo aparente milagre é conhecida pela sigla GDNF. Trata-se de um fator de crescimento essencial para a formação dos rins e dos neurônios motores (responsáveis pelos movimentos do corpo), além de atuar diretamente sobre o cérebro. Além disso, o GDNF também pode estar envolvido com a região do cérebro que é afetada pelo vício em álcool e outras drogas, como cocaína e morfina.
Na pesquisa, os pesquisadores da Califórnia, liderados por Sebastien Carnicella, usaram microinjeções de GDNF nessa região e observaram que a substância fazia com que os ratos diminuíssem sua ingestão de álcool. Ratos que anteriormente tinham sido viciados na bebida não voltavam a tomá-la mesmo com oferta abundante se tinham recebido as injeções. No entanto, os bichos não deixavam de gostar de açúcar, o que sugere que o GDNF não interfere na capacidade geral dos bichos de sentir prazer.
A esperança, agora, é tentar trasferir os achados para humanos। A pesquisa está na edição desta semana da revista científica americana "PNAS".


Será que você está bebendo demais?
Princípio ativo:Considerado uma droga psicotrópica, o álcool é consumido em bebidas vendidas comercialmente। O teor alcóolico - porcentagem de álcool presente na bebida - varia de acordo com a marca e com o tipo de bebida. A bebida alcóolica pode ser produzida de duas maneiras: fermentação ou destilação. A cerveja, por exemplo, é uma bebida produzida por fermentação, com baixo teor alcóolico (cerca de 8%). Já os destilados, como o uísque, a pinga e a vodka apresentam teores alcóolicos mais altos, que podem chegar a 45%.
Efeitos:Os efeitos do álcool no organismo variam de acordo com o tipo de bebida ingerida, organismo do consumidor e constância de consumo. Os efeitos são os mais variados, desde um simples mal-estar até a falência múltipla dos órgãos e morte. A mistura de bebidas - fermentadas com destiladas - contribui para potencializar os efeitos do álcool.
O consumo do álcool causa, em um primeiro momento, euforia, desinibição e sociabilidade. Conforme aumenta a dose, os efeitos passam ser mais depressivos, causando falta de coordenação motora, diminuição sensitiva, descontrole, sono e até uma espécie de coma, denominado coma alcóolico. O álcool pode deixar também o consumidor com o rosto vermelho, causar dor de cabeça, dificuldade de falar e mal-estar seguido de vômito. O consumo contínuo de álcool traz conseqüências graves, como doenças em todos os órgãos do corpo humano, em especial o estômago, o fígado, o coração e o cérebro.
O álcool está intimamente ligado ao aparecimento de certas doenças como a cirrose, gastrite, polineurite, anemia, pelagra e úlceras cutâneas. Além disso, ele causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. O álcool afeta também a parte do cérebro que controla a freqüência respiratória e cardíaca.
Durante a gravidez, o álcool pode causar sérias deficiências físicas ou mentais no feto, assim como uma predisposição ao consumo de álcool na vida adulta.

Rosa sem espinhos surpreende produtores no CE

"Iracema" foi vista pela primeira vez em janeiro deste ano, e desde então, vem sendo cultivada.


O surgimento espontâneo de uma nova variedade de rosa chama a atenção de produtores em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, divisa do Piauí com o Ceará। Foi lá que, entre as rosas de uma variedade bastante comum (a "Carolla", vermelha e muito espinhenta), nasceu uma outra roseira, praticamente sem espinhos. A surpresa se transformou em experimento, a muda cresceu e originou novos exemplares.
Ao contrário de sua matriz, a nova roseira tem hastes compridas, retas e praticamente nenhum espinho. "É um alívio para quem trabalha na colheita" brinca Rogério Silva, supervisor da estufa onde ficam as mudas. A nova flor foi batizada de "Iracema", em homenagem à virgem dos lábios de mel. A índia do romance de José de Alencar teria vivido na região na época da colonização portuguesa e, assim como a rosa, tinha o corpo liso e era dotada de uma beleza invejável.
A empresa em que "Iracema" surgiu, a Cearosa, tem 7 hectares de estufas, de onde saem 20 mil botões por dia. Ali, até hoje, eram cultivadas 16 variedades de rosas, a maioria desenvolvida por pesquisadores geneticistas na Europa. "É uma pesquisa muito cara e que leva muito tempo para dar resultados. Não existe nada igual aqui na América do Sul" explica o engenheiro agrônomo boliviano, Julio Cantillo, consultor das empresas plantadoras de rosa do Estado.
Segundo o agrônomo, não é comum que essas mutações aconteçam. De acordo com ele, o surgimento desta nova variedade aconteceu provavelmente porque as roseiras, características de climas bem frios, como os do Sul, estão sendo submetidas ao clima diferente da Serra da Ibiapaba, ainda que este seja mais ameno que o de Fortaleza, por exemplo. Na serra, os termômetros variam entre 15°C e 25°C.
Cantillo diz que a "Iracema" foi sem dúvida uma conquista louvável para o País. "Hoje somos obrigados a pagar royalties para os criadores das variedades que temos no mercado. Mas como a Iracema é uma coisa nossa, não há esse custo" explica.
Graças à novidade trazida pela natureza em janeiro último, a empresa pretende dobrar a área de cultivo e passar dos 7 hectares para pelo menos 20. Apesar de ter um vermelho intenso, assim como sua matriz, a "Carolla", a "Iracema" ainda precisa ser testada na produção em larga escala. Pequenos pedidos já foram enviados para 14 Estados do Brasil e também para Europa. "Nós vamos continuar investindo nos experimentos com ela, até chegar no manejo ideal. Ela tem muito potencial" conclui Cantillo.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2959203-EI8146,00-Rosa+sem+espinhos+surpreende+produtores+no+CE.html


Um recorde galáctico
A estrela mais massuda da galáxia está no aglomerado NGC 3603, que por sua vez está (ou estava) em um dos braços que sumiram da Via Láctea। A estrela faz parte do sistema binário conhecido como NGC 3603 A1, e seus componentes devem ter 116 e 89 massas solares cada um।
As medições, nesse caso, foram feitas com um dos melhores equipamentos em Terra, o Telescópio Muito Grande (VLT, em inglês) operado por um consórcio europeu e localizado no Chile. Os resultados foram obtidos usando-se a boa e velha dinâmica newtoniana — aquela mesma que a gente aprende no ensino médio e depois vê com mais detalhesnos primeiros semestres dos cursos de física, matemática e engenharia.
Ainda que exista uma margem de erro relativamente grande, em torno de 30 massas solares, no caso mais extremo (e mais improvável) a estrela mais massuda deve ter então 86 massas solares, e isso ainda a deixa detentora do recorde galáctico। Com tudo isso, ainda temos o tal limite estatístico preservado, quer dizer, ainda aguardamos uma evidência direta de alguma estrela com mais de 150 massas solares।

segunda-feira, 7 de julho de 2008




Perguntaram a Dalai Lama:
- O que mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:
- Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde।E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro। E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.



Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito। A vida é eterna। Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias।
*
Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento.
*
Através dos passos alternados de perda e ganho, silêncio e atividade, nascimento e morte,eu trilho o caminho da imortalidade।
*
Deepak Chopra

MUTANTES

Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.


A alegria e a realização nos mantém saudáveis e prolongam a vida। A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse।

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptiídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos, e até as lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria। Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição। Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos।




A ansiedade por causa de um exame acaba passando, assim como a depressão por causa de um emprego perdido।
O processo de envelhecimento, contudo, tem que ser combatido a cada dia. Shakespeare não estava sendo metafórico quando Próspero disse: "Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos."
Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Vigie seus pensamentos hoje!
Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!

DEEPAK CHOPRA