segunda-feira, 30 de junho de 2008



Médicos e Charlatães


Otacílio de Carvalho Lopes (1904-1974)* , em seu livro " E a Dieta, Doutor?", que estou com um exemplar às mãos, já amarelado pelo tempo e não consegui encontrar o ano da publicação, faz alusão à charlatanice de certos médicos e rememora um livro intitulado " O Primeiro Socorro", publicado há muitos anos por um médico do Rio de Janeiro. Vejamos o que o dito médico escreve sobre:


Cuidados indispensáveis antes e depois do parto:
O papel do médico, neste momento, é o mais humanitário possível, pois procurará com palavras educativas convencer a gestante de que nada irá sentir, dando-lhe ao mesmo tempo coragem para que nos momentos de contrações ela nos auxilie. No caso de nascer a criança em estado de morte aparente devereis reanimar o feto com manobras de Silvestre Laborde, as quais consistem em deitar a criança de cabeça para baixo e sacudí-la várias vezes até reanimá-la.


Convulsões:
Toda criancinha deveria tomar um vermífugo infantil. Deixai-a dormir, não procurai despertá-la senão quando ela por si só desperte.


Edema Agudo do Pulmão:Logo que sentirdes estertores nas costas, dificuldades para respirar, tosse seca, saliva sangüínea, dispnéia, isto é, cansaço geral e grandes suores frios, deveis ser sangrados.


Capítulo Amor:
Nada mais intuitivo na vida que um sentimento que se sente, nada mais complexo e destoante que um sentimento expresso ou pensado. O sentimento sentido tem mais dinamismo e possui mais de qualidade da natureza, já não é assim que se pensa, porque o pensamento goza de elementos mais intelectuais e menos afetivos. A mais violenta paixão amorosa não resiste ao embate das tendências antagônicas e o dualismo da alma rasga o amor mais exuberante e os sonhos mais fecundos.


Indigestão:Qual a pessoa sadia que poderá evitar esta infecção?
Afogados:Se fosse possível desaconselhar a quem se afogasse por gosto, eu muito aconselharia. Em seguida procurai confortá-lo com palavras, dizendo-lhe que peça perdão a Deus pelo pecado de ter procurado a morte por sua vontade. Descansai-vos que quando for a hora de morrer todos nós iremos para o além, depois de termos pago neste mundo o bem ou o mal que fizemos.



Queimaduras:
Toda substância aquecida, ácidos voláteis ou explosivos podem produzir queimaduras.


Embriaguez:Com grande pesar indico o tratamento deste terrível flagelo da humanidade: esvaziar o estômago fazendo-o vomitar e deixar o paciente dormir entregue a Morfeu até passar o pileque.


Discussões:
Para que discutir? Não deveis ignorar que certas discussões provocam na maioria das vezes ferimentos e ataques.


Embora pareça pilhéria, o livro " O primeiro Socorro" chegou a ser publicado. Os trechos citados foram transcritos das páginas " O Mundo Médico", de 18 de novembro de 1932.


*Octacílio de Carvalho Lopes, nasceu na cidade de Barreiras (BA) a 30/04/1904, médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia. Clinicou em vários hospitais exercendo a especialidade de otorrinolaringologista. Conquistou diversos prêmios médicos e literários. Membro da Academia Nacional de Medicina, Membro Academia Paulista de Letras, onde ocupou a cadeira nº 9 tendo sido recebido na ocasião pelo, escritor Minotti Del Picchia em 1965, Membro do Instituto Brasileiro de História da Medicina, Prof da Historia da Medicina na Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo e Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (SP).
Bibliografia:
A Surdez ( tese de doutoramento) BA 1927A surdez de Beethoven (prefácio de Horman Lima) BA 1929E a dieta Doutor? (reminiscência de um médico da roça)A vocação médica SP 1955A cor do gosto (prêmio J.Almeida Camargo) SP 1959Patologia da Língua (aspectos clínicos) SP 1960Tempo e revolta de Beethoven (premio Afrânio Peixoto) Sp 1966Pethion de Vilar ( Prêmio Almeida Prado) SP 1966A medicina no tempoJóias da História da medicina (premio Afrânio Peixoto e outras obras de assunto médico)Faleceu em São Paulo, em 12 de Dezembro de 1974.
Há 28 anos conheci Huberto Rohden (1893-1981). Era um homem iluminado, pleno de sapiência e de grandeza espiritual. Filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo, foi precursor do espiritualismo universalista. Escreveu mais de 100 obras (ao final da vida, condensadas em 65 livros), onde franqueou leitura ecumênica de temáticas espirituais e abordagem espiritualista de questões pertinentes à Pedagogia, Ciência e Filosofia, enfatizando o autoconhecimento, auto-educação e a auto-realização. Propositor da filosofia univérsica, por meio da qual defendia a harmonia cósmica e a cosmocracia: autogoverno pelas leis éticas universais, conexão do ser humano com a consciência coletiva do universo e florescimento da essência divina do indivíduo, reconhecendo que deve assumir as conseqüências de seus atos e buscar a reforma íntima, sem atribuir à autoridade eclesiástica o poder de eliminar os débitos morais do fiel. Para mim, Huberto Rohden será sempre atual.
Obras:
Coleção Filosofia Universal:
O Pensamento Filosófico da Antigüidade
A Filosofia Contemporânea
O Espírito da Filosofia Oriental


Coleção Filosofia do Evangelho:
Filosofia Cósmica do Evangelho
O Sermão da Montanha
Assim Dizia o Mestre
O Triunfo da Vida sobre a Morte
O Nosso Mestre


Coleção Filosofia da Vida:
De Alma para Alma
Ídolos ou Ideal?
Escalando o Himalaia
O Caminho da Felicidade
Deus
Em Espírito e Verdade
Em Comunhão com Deus
Cosmorama
Por que Sofremos
Lúcifer e Lógos
A Grande Libertação
Bhagavad Gita (tradução)
Setas para o Infinito
Entre Dois Mundos
Minhas Vivências na Palestina, Egito e Índia
Filosofia da Arte
A Arte de Curar pelo Espírito (tradução do original de Joel Goldsmith)
Orientando
"Que vos parece do Cristo?"
Educação do Homem Integral
Dias de Grande Paz (tradução)
O Drama Milenar do Cristo e do Anticristo
Luzes e Sombras da Alvorada
Roteiro Cósmico
A Metafísica do Cristianismo
A Voz do Silêncio
Tao Te Ching (tradução)
Sabedoria das Parábolas
O 5o. Evangelho Segundo Tomé (tradução)
A Mensagem Viva do Cristo (Os Quatro Evangelhos) (tradução)
Rumo à Consciência Cósmica
O Homem
Estratégias de Lúcifer
O Homem e o Universo
Imperativos da Vida
Profanos e Iniciados
Novo Testamento (tradução)
Lampejos Evangélicos
O Cristo Cósmico e os Essênios
A Experiência Cósmica


Coleção Mistérios da Natureza:
Maravilhas do Universo
Alegorias
Ísis
Por Mundos Ignotos


Outras obras:
Novos Rumos para a Educação
Jesus Narazeno
Por um Ideal
Myriam - a História da Mãe de Jesus
A Nova Humanidade
Cosmoterapia
Einstein - o Enigma do Universo
Paulo de Tarso
Huberto Rohden: o Formulador da Filosofia Univérsica (seleção póstuma de textos e entrevista)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Huberto_Rohden

Com muita alegria, iniciamos hoje, 30/07/2008, o blogger Estações da Vida. Dedico essas páginas aos meus pais, que estão em outra dimensão do cosmo, meus filhos, irmãos e amigos. Meu pai, Heitor Barroso, ao seu modo, foi o grande mestre da minha vida. Ex-combatente da Marinha do Brasil, lutou muito para nos dar educação e cultura. Homem austero, severo com os filhos, desdobrava-se em trabalho para nos dar o melhor. Dona Ruth, minha mãe, com as constantes viagens do meu pai pelo mundo afora, era toda atenção e carinho. Jamais conseguirei pagar tanto amor, tanta grandeza de meus pais...Meus filhos, que são a continuidade da minha escola de vida, que me enchem de vontade férrea para lutar e almejar que cheguem aos rincões da dignidade, do caráter e da felicidade. Meus irmãos, que todos os dias me ensinam a ter paciência e compreensão, amo-os muito. Meus amigos queridos, os antigos e os que estão para chegar...Esse blogger é para todos vocês.