segunda-feira, 30 de junho de 2008



Médicos e Charlatães


Otacílio de Carvalho Lopes (1904-1974)* , em seu livro " E a Dieta, Doutor?", que estou com um exemplar às mãos, já amarelado pelo tempo e não consegui encontrar o ano da publicação, faz alusão à charlatanice de certos médicos e rememora um livro intitulado " O Primeiro Socorro", publicado há muitos anos por um médico do Rio de Janeiro. Vejamos o que o dito médico escreve sobre:


Cuidados indispensáveis antes e depois do parto:
O papel do médico, neste momento, é o mais humanitário possível, pois procurará com palavras educativas convencer a gestante de que nada irá sentir, dando-lhe ao mesmo tempo coragem para que nos momentos de contrações ela nos auxilie. No caso de nascer a criança em estado de morte aparente devereis reanimar o feto com manobras de Silvestre Laborde, as quais consistem em deitar a criança de cabeça para baixo e sacudí-la várias vezes até reanimá-la.


Convulsões:
Toda criancinha deveria tomar um vermífugo infantil. Deixai-a dormir, não procurai despertá-la senão quando ela por si só desperte.


Edema Agudo do Pulmão:Logo que sentirdes estertores nas costas, dificuldades para respirar, tosse seca, saliva sangüínea, dispnéia, isto é, cansaço geral e grandes suores frios, deveis ser sangrados.


Capítulo Amor:
Nada mais intuitivo na vida que um sentimento que se sente, nada mais complexo e destoante que um sentimento expresso ou pensado. O sentimento sentido tem mais dinamismo e possui mais de qualidade da natureza, já não é assim que se pensa, porque o pensamento goza de elementos mais intelectuais e menos afetivos. A mais violenta paixão amorosa não resiste ao embate das tendências antagônicas e o dualismo da alma rasga o amor mais exuberante e os sonhos mais fecundos.


Indigestão:Qual a pessoa sadia que poderá evitar esta infecção?
Afogados:Se fosse possível desaconselhar a quem se afogasse por gosto, eu muito aconselharia. Em seguida procurai confortá-lo com palavras, dizendo-lhe que peça perdão a Deus pelo pecado de ter procurado a morte por sua vontade. Descansai-vos que quando for a hora de morrer todos nós iremos para o além, depois de termos pago neste mundo o bem ou o mal que fizemos.



Queimaduras:
Toda substância aquecida, ácidos voláteis ou explosivos podem produzir queimaduras.


Embriaguez:Com grande pesar indico o tratamento deste terrível flagelo da humanidade: esvaziar o estômago fazendo-o vomitar e deixar o paciente dormir entregue a Morfeu até passar o pileque.


Discussões:
Para que discutir? Não deveis ignorar que certas discussões provocam na maioria das vezes ferimentos e ataques.


Embora pareça pilhéria, o livro " O primeiro Socorro" chegou a ser publicado. Os trechos citados foram transcritos das páginas " O Mundo Médico", de 18 de novembro de 1932.


*Octacílio de Carvalho Lopes, nasceu na cidade de Barreiras (BA) a 30/04/1904, médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia. Clinicou em vários hospitais exercendo a especialidade de otorrinolaringologista. Conquistou diversos prêmios médicos e literários. Membro da Academia Nacional de Medicina, Membro Academia Paulista de Letras, onde ocupou a cadeira nº 9 tendo sido recebido na ocasião pelo, escritor Minotti Del Picchia em 1965, Membro do Instituto Brasileiro de História da Medicina, Prof da Historia da Medicina na Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo e Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (SP).
Bibliografia:
A Surdez ( tese de doutoramento) BA 1927A surdez de Beethoven (prefácio de Horman Lima) BA 1929E a dieta Doutor? (reminiscência de um médico da roça)A vocação médica SP 1955A cor do gosto (prêmio J.Almeida Camargo) SP 1959Patologia da Língua (aspectos clínicos) SP 1960Tempo e revolta de Beethoven (premio Afrânio Peixoto) Sp 1966Pethion de Vilar ( Prêmio Almeida Prado) SP 1966A medicina no tempoJóias da História da medicina (premio Afrânio Peixoto e outras obras de assunto médico)Faleceu em São Paulo, em 12 de Dezembro de 1974.

Nenhum comentário: